.ultimas baldadas

. Cortes na função pública

. Já cheira a Natal!

. Eleições legislativas - R...

. Experiência em BTT II

. Experiência em BTT

. Nós e o mar

. Orgulho em ser Português?...

. Pontes e a economia

. Divida nas finanças?!? Ah...

. E mais 18.000.000 que vão...

.baldes antigos

. verão

Terça-feira, 10 de Março de 2009
(Micro) Férias de Carnaval #3

Terminando a descrição começada aqui e com continuação aqui...

No último dia das nossas micro férias, a vontade de voltar era tanta que invés de optarmos pela auto-estrada, resolvemos seguir a estrada que segue sempre paralela ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa de Vicentina! Passamos por Vila do Bispo e Aljezur. Dali seguimos para a praia da Amoreira. Devo dizer que me apaixonei por esta praia. Tem um areal extensíssimo e que ainda recua para o interior ladeado por um rio que desagua na praia. É difícil por em palavras o que senti naquele local, mas só posso dizer que me senti muito bem…

Seguindo um caminho de terra batida que surge logo antes da praia fomos ter ao parque de campismo do Serrão, onde desconfio que ainda vou dormir umas noites este ano para poder desfrutar da praia da Amoreira. Dali fomos à praia do Vale dos Homens, da Carriagem, acabando ainda antes do almoço em Odeceixe, local onde almoçamos, no meu caso uma fraquinha massinha de peixe…

De Odeceixe seguimos para a Zambujeira do Mar, onde fomos controlar o estado da construção do Zmar, que será o primeiro parque de eco-campismo do país! Daí fomos matar saudades de Vila Nova de Mil Fontes, Porto Covo e São Torpes… De São Torpes trouxe a impressão de que o areal está muito menos largo do que estava a alguns anos…

Entramos finalmente na auto-estrada a caminho do Porto, onde chegamos bem mais cedo do que o previsto… Se eu sabia tinha visitado mais uma praias que ficaram por ver…

Resumindo o muito que vi nestes três dias…
A ideia que tinha do Algarve era muito diferente do que encontrei. Não tanto pelas (belas praias. Por exemplo, nunca julguei possível andar numa estrada perto do mar, no Algarve, ladeado por campos e montanha, com verde a perder de vista, sem nenhuma habitação por perto e na companhia de manadas de vacas a pastar calmamente. Praias sem caminhos asfaltados, e que mesmo no verão, desconfio, com muito pouca gente a frequentar, eram cenários para mim altamente improváveis de encontrar. No entanto tal (ainda) é possível! Não que seja um perito no assunto. Do Algarve conheço (agora) as extremidades. Para além da ponta oeste que conheci nestas férias, conheço razoavelmente a extremidade este, desde Vila Real de Santo António até Tavira. O miolo, bem mais frequentado e “chique”, como Albufeira, Faro, Portimão,…, não conheço, e ainda podendo estar a ser injusto, dificilmente gostarei tanto como gostei destes recantos que frequentei nestes dias…

chapado por O homem das obras às 23:48

Sem Fru-Frus nem Gaitinhas
Kulcinskaia
Por cá...
Diário de uma dona de casa à beira de um colapso...